sábado, 16 de abril de 2011

Livro: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

 Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

 ATENÇÃO: RESENHA COM SPOILERS! (desculpem, não pude evitar...)




Como começar a falar desse livro?
Na verdade, não criei muitas expectativas, apesar do tanto que se anda falando dele. Li resenhas de gente que amou e achou simplesmente perfeito.
Concordo que foi excelente.
Provavelmente "perfeito" se não tivesse tido o final que teve.
SIIIM, esse final que, na minha opinião, foi terrível!
Terrível não porque não foi surpreendente (porque, sim, foi! Muito! Adorei esse fato, estava com saudade de ficar tão conectada com uma história, a ponto de não conseguir fechar o livro e ir dormir, e afoita para ver o fim).
O 'terrível' está no conteúdo das revelações finais. Eu fiquei tipo "O QUÊ?! NÃO... não pode ser verdade. A autora enlouqueceu? Por que ela foi tão cruel??"
Imagine só, apaixonar-se por um cara e descobrir que ele é seu irmão! Isso é uma das piores coisas que pode acontecer a uma pessoa, sem dúvida. Porque mesmo que ela se conforme, sempre vai se sentir mal. Porque você pode aceitar que o cara é filho da sua mãe, e, portanto, seu irmão de sangue... Mas você vai alimentar culpa por sentir por ele o que não deveria. Francamente, deve ser muito, MUITO ruim. E o pior foi que não percebi nas reações de Clary um abalo muito grande. Não grande como deveria ser.
Pode até ser que nos próximos livros da série tudo seja desmentido. Mas ainda que seja... acho que teria outras formas melhores de dar uma "atrapalhada" na relação Jace/Clary (há tantas coisas que podem separar um casal), o que, sim, é um ato necessário para o funcionamento de uma história - principalmente séries - para que tudo não caia no marasmo e no clichê.
Eu pessoalmente não penso que precisava desse final para o livro ficar interessante. Em mim acho que surtiu o efeito contrário: ao invés de ansiar loucamente pelos próximos livros, meio que desanimei com a série. Inseriu um dramalhão doloroso, cujo desfecho pode ser bom (mas até lá...).

Quanto à ação, achei bom o desenrolar. Apesar de ter me perdido um pouco nas explicações, tudo fez sentido ao longo da leitura. Tem gente dizendo o livro é semelhante a Harry Potter (realmente reconheci alguns elementos da saga), mas não acho que comparações sejam cabíveis. São histórias bem diferentes. Claro que Harry Potter, nos dias atuais da literatura fantástica, é, tipo, o topo da pirâmide, e, ao mesmo tempo, a base dela em muitos casos.

Cassandra Clare, para mim, desenvolveu bem sua história (a qual seus rumos agrada uns e outros não). Continuo querendo ler os outros livros da série Os Instrumentos Mortais, e vai ser ótimo ver todas as partes empolgantes encenadas no cinema, e o Jace, que rouba a cena quando aparece, mas acho que o final de Cidade dos Ossos vai deixar muita gente saindo da sala de exibição frustrado - como eu fiquei ao terminar de ler. Pela parte do rumo dos protagonistas, é claro (quem não gosta de um final feliz, ou pelo menos um final "não infeliz"?). Com relação ao resto, acho que não vai ter motivos para queixas, se o filme for fiel ao livro.

À parte minha opinião sobre o fim, o livro é bom, bem escrito, com um ritmo eletrizante, sem regiões de tédio, com bastante fantasia e criatividade, que você lê as 452 páginas sem nem notar que eram tantas.

10 comentários:

  1. Olá, Ana!!
    Você disse no post que a sua resenha tem spoilers rsrs. Infelizmente, tive que passar o olho bem rapidinho porque comprei o livro há pouco tempo e ainda não li rsrs. Está na lista de leitura!! hehehehe
    Quero muito ler, mas tem outros livros de parcerias na frente que vão adiar um pouquinho a minha leitura.
    Bom findi.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  2. Saltei a resenha pq tem spoillers, mas estou tipo ENLOUQUECIDA para ler esse livro. Eu preciso tipo... URGENTE!! Ate pq vai virar filme agora né?! Preciso correr!!

    Bjos! :*

    ResponderExcluir
  3. ei Ana,
    eu amei Cidade dos Ossos, foi um dos melhores livros que li ano passado.
    estou super ansiosa para ler Cidade das Cinzas. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá :D
    Eu vi que tinha spoilers e não li a resenha porque ainda não li o livro, mas enfim UAHSUAHSU

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana,

    Bom, terminei de ler o livro hoje então não tive medo dos Spoilers rs ^^

    Eu gostei muito de Cidade dos Ossos. Acho que Clare conseguiu realmente fazer um romance sobrenatural com tudo que tem direito: "mocinho" completamente irresistivel, um mundo alternativo cheio de enigmas e simbolos, luz e trevas...Mas, também não gostei do final. Mesmo eu ainda achando que ela vai mudar esse fato completamente durante os outros livros *ainda acho que um deles não é realmente o que o livro disse que era* pelo menos é isso que espero por que acho que se a saga terminar com um fim como esse sem qualquer correção vai acabar completamente com a magia que achei nesse livro; ambos, Clary e Jace tem potencial romantico demais (se é que isso existe) para serem separados por isso. Tem que ter alguma coisa!! *torcendo desesperadamente aqui*rsrs

    Ótima Resenha, tenho que fazer a minha também...^^

    Ps; Obrigada pela visita ao meu blog e por seguir. Me deixou muito feliz, viu? :)

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. aconteceu com você o que aconteceu comigo quando terminou a primeira temporada de 24 horas com a morte da esposa do jack bauer, eu simplesmente brochei e nunca mais quis ver...

    ResponderExcluir
  8. Ah, esse livro ta super famoso ne
    Tem ate continuação, pois eu já estou na fila para ler, porque estou morrendo de vontade
    Toda vez que vejo um blog fazendo resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. eu fiquei tipo AIMEUDEUS, como assim??!! Vou ter que ler o próximo... =p
    ótima resenha..
    bjoss

    http://obraopinada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oii, parabens viu, otima resenha.
    Eu tinha percebido que a minha tinha ficado ruim, amis depois de ler a sua, senti vontade de apagar. HAHA
    e concordo com o final. Eu esperava que a Clary ficasse tenho um romance que nao dava certo com o Jace e não que eles fossem irmãos.
    vou ver se leio o cidade das cinzas e vemos o que achamos ne?
    Beeijos !

    mylovers893.blogspot.com

    ResponderExcluir