terça-feira, 8 de março de 2011

Livro: Strange Angels


Autora: Lili St. Crow
Editora: Novo Século

Dru Anderson tem dezesseis anos e é caçadora de coisas sobrenaturais. Ao lado de seu pai, vai à procura de seres horripilantes que as pessoas pensam habitarem somente seus pesadelos, mas que existem de verdade no Mundo Real.
Tudo se complica, porém, quando o pai de Dru vai caçar algo que ela não sabe o que é, e não volta para casa, mas sim um zumbi (o que restou dele), o qual está determinado a matar Dru.
Ela está apavorada. Há um zumbi baleado em sua sala, ela está sozinha, seus pais mortos, perseguida por coisas do mal e a única pessoa que tem para se agarrar é Graves, o garoto gótico da escola que decide ajudá-la. Daí para frente as coisas só tendem a piorar, e Dru tem que estar preparada para o que quer que está por vir.

Strange Angels é uma história de narração descontraída e teen, em primeira pessoa, e não é como alguns livros de romance sobrenatural que vemos por aí. Ele realmente explora o lado do mal, de esquisitices assustadoras e dor.
Dru não é uma garota delicada e inocente, ela anda armada, está pronta para atirar se for preciso e tem sempre um pé atrás na hora de confiar em alguém. Graves não é nenhum tipo de galã forte e destemido, ele se defende mas constantemente se mostra assustado. Christophe ganha as vezes do bonitão poderoso, que não hesita em apontar uma espingarda para alguém, mesmo que esse alguém seja amigo de Dru, quem diz querer proteger.
Não temos um triângulo amoroso aqui, como pode parecer – ao menos por enquanto. Quem sabe o que as sequências da série reservam. Mas nesse primeiro percebemos a evolução de uma relação, e vamos ver como ela se desenvolve nos próximos. Então romance não é bem o que você vai encontrar em Strange Angels, num primeiro momento.
Zumbis, serpentes aladas sugadoras de fôlego, vampirões do mal, djamphirs (meio humanos, meio vampiros), lobisomens e outros seres das sombras fazem parte do universo da história. Só não entendi onde está o “Angels”... Só se for na referência que Christophe faz sobre ser o “anjo da guarda” dela. Se for isso, o título vai ter mais sentido na sequência, onde outros como Christophe vão estar mais presentes.

Há uma coisa a ser dita sobre a tradução e a revisão do livro. E que todo mundo está dizendo por aí. A tradução é mesmo muito ruim. A revisão também - deixaram passar um monte de vírgulas, travessões e coisas assim, o que faz você se confundir um pouco nas falas. O texto é cheio, cheio mesmo, de expressões da oralidade como “cê” (presente no livro todo no lugar de “você”, o que é beeem irritante), “vambora” e etc. Sem falar dos palavrões e gírias, que, tudo bem, é um livro de jovens narrado por uma adolescente, mas isso não quer dizer que seja preciso colocar isso escrito. 
Porque uma coisa é na fala do dia-a-dia. Outra é ver trasncrito no papel. Fica muito feio e dá agonia. Não sei como é no original, mas estou achando que se não traduzirem melhor os próximos, vou ler em inglês mesmo...
Ah, também me incomodei um pouco com alguns aspectos na narração. Dru fala o tempo todo de cheiros e gostos exóticos que sente (ela é sensitiva, tem o que chama de o “toque”), e alguns te fazem ficar tipo “hein?”, como gosto de laranja com cera quando algo ao redor está ruim, ou o aroma de torta de maçã sempre que Christophe está por perto, e por aí vai. Acho algumas descrições descartáveis para o andamento da história, mas fora as exceções, alguns comentários mentais da protagonista são muito bons e até engraçados, e as descrições são detalhadas para ajudar a imaginar as cenas (embora às vezes se detalhe demais sem necessidade). A autora escreve muito bem, de um jeito bastante próprio; admirei seu talento. Você consegue realmente captar a personalidade da Dru.
Fora os defeitos estruturais, gostei do livro. Estava à procura de algo diferente e foi o que encontrei. Apesar de o tema ser caça ao sobrenatural e já ter uma infinidade de filmes, livros e séries sobre o assunto, Strange Angels tem sua própria originalidade, e é uma história que te prende e faz você querer saber o que vem a seguir. Não posso dizer que amei, só acho que vale a pena lê-lo, apesar dos probleminhas citados. E acredito que as continuações serão muito boas. Agora é só aguardar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário