domingo, 1 de maio de 2011

Filme: A Garota da Capa Vermelha

Ontem fui assistir A Garota da Capa Vermelha! E deixa eu dizer: adorei!
Sabe quando você vai ao cinema, relaxada, esperando continuar relaxada e se deixar embalar pelo filme? Foi como aconteceu. 
Já vou avisando que se você espera um monte de ação, cenas eletrizantes, suspense de tirar o fôlego, um heroi magnífico, vá assistir, tipo, Thor. Porque apesar de o foco de A Garota da Capa Vermelha ser um lobo feroz e a atmosfera de suspense pairar por todo o momento, ainda se trata de um conto de fadas. Para a proposta do filme, tudo se adequou perfeitamente. As pessoas têm que pensar nisso se pensarem em criticar.
Bom, eu particularmente gosto muito desse tipo de filme. 

Temos a garota (Valerie), num ambiente medieval (outro ponto a favor, para mim - adoro essa época), vivendo no povoado gelado de Daggerhorn, que há duas gerações é aterrorizado pela presença de um lobisomem, o qual, toda lua cheia, traz terror à cidade e gera vítimas. 
 Valerie (Amanda Seyfried), a nossa nova Chapeuzinho, não é uma garotinha. No começo da história temos uma rápida cena com ela pequena, mas a menina que desobedece a mãe e conversa com estranhos não o faz por causa de um lobo, e sim de um garoto, seu amigo solitário e meio bad-boy, Peter (Shiloh Fernandez) que mais tarde se torna um lenhador e o cara por quem ela está apaixonada. Só que, como todo bom conto de fadas, a vida não é tão simples para os mocinhos. Surge a terceira figura. O noivo indesejado. Nesse caso ele é Henry (Max Irons), um ferreiro, que pode lhe dar melhores condições de vida.
O lobo atacou novamente e a nova vítima é ninguém menos que a irmã mais nova de Valerie. As pessoas do vilarejo veem que chegou a hora de tomar providências. É quando surge o padre Solomon (Gary Oldman - sim, o Sirius Black!) O padre modernoso com sua túnica roxa sai mandando e desmandando no lugar, usando das mais diversas - e brutais - técnicas para matar esse lobo. Um lobo que é um homem, ou mulher, do próprio povoado. Agora qualquer um pode ser o inimigo, até a sua esposa, seu marido, seu vizinho... O medo se instaura em Daggerhorn. Valerie sente-se cada vez mais em perigo, e não sabe mais em quem confiar. Todos ao seu redor, até mesmo sua querida avó, podem ser o lobo mau.

Gente, eu ri demais com a vovó - quem viu vai entender. Ela é a figura mais bizarra da história. E também amei a clássica cena do "que olhos grande você tem"! Haushahua  Demais.
Claro que a versão padre de Sirius Black também compete lado a lado com a vovó com as excentricidades. Ele domina a história e consegue fazer a gente detestá-lo, mesmo com aquela onipresente lembrança do velho Sirius.
Valerie é uma mocinha com atitude, gostei dela. Ela age como uma pessoa normal agiria, e até mesmo ao desconfiar do próprio cara que ama ela toma atitudes realistas. 
Bom, falando agora em termos de técnica e visual do filme - se é que como uma recente estudante de uma matéria básica de audiovisual posso fazer algum comentário nesse sentido -, achei legais os enquadramentos para dar suspense, as cores do filme e como a capa vermelha ficou em destaque o tempo todo, os cenários não muito elaborados que remetem intensamente às ilustrações de contos antigos... Acho que a diretora de Crepúsculo fez um bom trabalho. Fiquei receosa, antes de assistir o filme, de que ele se distanciasse demais da base da história da Chapeuzinho Vermelho. Mas achei excelente, quando vi o resultado, como se conseguiu manter a história, trazendo-a para um contexto mais realista, mais adulto e ainda assim não é séria e faz você sair do cinema bobamente feliz.

4 comentários:

  1. Eu estou LOUCA para assistir a esse filme e poder comprar o livro
    Acho q esse é o meu livro/filme mais desejado do ano

    ResponderExcluir
  2. EU TO LOUCA PELO FILME. Provavelmente eu vá baixar (hahaha), esperar DVD, sei lá... Li o livro e não consegui largá-lo até acabar, inclusive, o capítulo extra, no site *---*

    tudo muito incrível, eu achei!

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do filme tb...confesso que não esperava muito mas enfim fui surprendida,pq para mim foi completo, desde as cenas que davam um certo susto até as cenas engraçadas e claro tb o cara bonito da história Peter rsrs
    Mas o melhor é que o filme nos faz suspeitar de todos...qualquer olhar,ou algo dito podiam te fazer achar que tinha descoberto o lobo.Enfim vale a pena assistir.
    PS:esperando loucamente por Piratas do Caribe 4 nos cinemas
    bjus Ana acompanhando aqui sempre

    ResponderExcluir
  4. Pelo o que eu vi do trailer o filme parece muito bom e concordo com o que vc flw, de que o contraste da capa vermelha com a paisagem do filme fica bem interessante. Ainda bem q vc me avisou que o filme não perde seu ar de final feliz pq eu já estava esperando uma coisa mais suspense mesmo, tipo aqueles em que vc tem que descobrir quem é o assassino.

    Mal vejo a hora de ver esse filme rs

    E sobre o seu comentário lá no blog: Final feliz tem que fazer sentido mesmo, ter uma explicação razoável. E tem finais tristes que são bonitos também, como PS Eu te amo =D

    Não gostei muito de Um amor para recordar(!) mas acho que é pq me lembrou demais de Doce Novembro, achei meio que uma cópia. A ultima musica não assisti mas vi uns pedaços e achei beeem triste mesmo: Entrei na sala na hora em que ela descobria que o pai tava doente, alguma coisa assim. Quase chorei tbm rss

    (agora fui eu que comentei pra caramba =P)

    teh mais

    ResponderExcluir