sábado, 26 de fevereiro de 2011

Livro: As Crônicas dos Senhores de Castelo

"Uma missão, dois Senhores de Castelo e incontáveis perigos.
A Batalha pelo Mutiverso começa agora!" (verso do livro)

Autores: G. Brasman e G. Norris (pseudônimos)  
Obs: ambos são brasileiros!
Editora: Verus

O Poder Verdadeiro é o primeiro livro da saga dos Senhores de Castelo, uma história que se passa em um outro mundo (ou melhor dizer: em outros universos?). O Multiverso é formado por vários planetas e reinos, que se classificam em quadrantes (do um ao quatro) de acordo com sua evolução mágica e tecnológica.
A história do primeiro livro se passa em um dos reinos (Agas'B), no planeta Agabier. Dois Senhores de Castelo (homens com habilidades especiais que objetivam instaurar a paz e a ordem nos mundos) estão em uma missão em busca da princesa Laryssa, que sumiu misteriosamente de Kendal.
Em sua jornada, os Senhores de Castelo (Thagir e Kullat) encontram a princesa, que está com Azio (um adroide e protetor da moça) em busca de restaurar o Globo Negro - objeto poderoso que pode prever acontecimentos do futuro, possibilitando um reino de melhorar seu poder e a capacidade de seu exército. Mas o Globo foi rompido em quatro partes, e desconheceu-se seu paradeiro por anos. A esperança da princesa é de que o objeto, quando ativado, possa trazer paz e harmonia aos povos. Porém ela não é a única a buscar restaurá-lo, e nem todos tem pretensões tão nobres.
Na jornada de volta a Kendal e em busca de Yaa, a Mãe de Todas a Fadas, que poderá ajudá-los com o Globo, Thagir, Kullat, Laryssa e Azio enfrentam perigos e desafios, além de fazerem descobertas que mudarão tudo.


Bom, agora minha opinião. As Crônicas dos Senhores de Castelo é um livro de leitura fluida, muito bem trabalhado. A narração é bem escrita, os acontecimentos bem descritos e as figuras que de vez em quando aparecem nas páginas complementam e ajudam a imaginar os elementos, cenários e personagens.
Vamos aos personagens. Kullat e Thagir são homens de honra, heroicos e agradáveis. Gostei deles. Laryssa é uma princesa guerreira, pouco indefesa (embora às vezes precise ser salva), decidida e com atitude. Azio... bom, Azio é um robô. Não gosto de robôs, no geral, mas ele é até simpático.
Só houve uma coisa da qual senti falta, a respeito dos personagens principais. O leitor não é apresentado muito aos pensamentos, desejos e ao passado de cada um deles. Você é capaz de gostar deles, de torcer por eles, mas me fez falta não me aprofundar no “eu” interior de cada um, nos seus medos, nas suas dúvidas, nas suas convicções.

Para quem adora ficção fantástica, o livro é um prato cheio. Tem tudo o que se possa imaginar: bastante ação, magia, combates, seres bizarros, herois, cenários que lembram o medieval, castelos, reis, magos... O negócio é que, às vezes, o que é um fato muito pessoal, a variedade de coisas apresentadas pode gerar certo receio. Deixa eu ver se consigo me expressar melhor... O que quero dizer é que neste livro mistura-se o antigo com o tecnológico, bem como introduz seres totalmente novos, o que inclui humanoides das mais diversas formas (reptílicos, gasosos, lamacentos, anfíbios, etc). Uma mistura feita com habilidade, a meu ver, mas confesso que no começo realmente estranhei um pouco. Porém ao longo da leitura você vê que tudo é parte daquele universo, um universo novo, e que tudo é válido. Um lugar onde armas de fogo e espadas se misturam, como também androides e taverneiros, braceletes mágicos, que carregam pistolas, e feitiços oriundos das mãos de feiticeiros.
A imaginação é livre para onde quisermos levá-la, e G. Brasman e G. Norris a levaram longe, construindo uma história bem feita, com um ótimo ritmo e que, apesar dos estranhamentos iniciais, é capaz de conquistar os leitores.

3 comentários:

  1. Olha que chique! Os autores do livro twitaram que adoraram a resenha!!
    http://twitter.com/search?q=http%3A%2F%2Fwww.skoob.com.br%2Festante%2Fresenhas%2F301188%2F

    ResponderExcluir
  2. Estou com o livro aqui em casa e já vou começar a ler amanhã!! Mesmo assim, adorei a sua resenha e espero também gostar da história.
    Parece ser bem interessante mesmo.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  3. Invejaa!!

    Porque será que eu estou morrendo de vontade de ler este livro???
    Ahh porque ele é o máximo...
    Adorei a sua review,
    Abs!

    ResponderExcluir