sábado, 21 de maio de 2011

Livro: Tormenta - Lauren Kate

Bem, finalmente terminei de ler Tormenta \o/
E o motivo da minha demora não foi nada além de falta de tempo (vou te contar, esse semestre está mesmo corrido). Mas, bom, vamos aos comentários.

Sinopse: Quantas vidas você precisa viver antes de encontrar alguém por quem valha a pena morrer? Como consequência do que aconteceu na Sword & Cross, Luce foi escondida por seu namorado Daniel, que é um anjo amaldiçoado, em uma nova escola repleta de Nephilim, descendentes de anjos caídos e seres humanos. Daniel prometeu que ela ficaria segura ali, protegida daqueles que querem matá-la. Na escola, Luce descobre o que as Sombras que a seguiram durante toda a sua vida significam – e como manipulá-las para ver dentro de suas outras vidas. Ainda assim, quanto mais a Luce aprende sobre si mesma, mais ela percebe que o passado é sua única chave para desbloquear seu futuro… e que Daniel não lhe disse tudo. E se a versão dele do passado não é bem como as coisas realmente aconteceram… e se Luce era para estar realmente com outra pessoa? Tormenta é a esperada continuação de Fallen, da autora Lauren Kate.

OK, primeiramente é preciso dizer que Tormenta tem uma atmosfera totalmente diferente de Fallen. Enquanto o primeiro livro era sombrio, depressivo, melancólico e ambientado num reformatório fúnebre, a sequência se passa no extremo oposto. O novo lar temporário de Luce, a escola Shoreline, é vibrante, belo e cheio de alunos e professores bem vestidos e até animados. Isso para mim foi um ponto positivo, pois prefiro mil vezes um ambiente como a Shoreline do que a esquisitona Sword & Cross. O livro, então, ganha outra cara, nem parece continuação daquele primeiro, e não apenas pela mudança de ambiente, como também dos personagens.

A própria Luce muda de algumas formas. Se antes ela acreditava cegamente em Daniel e em seu amor, agora as dúvidas aparecem. Ela se vê meio perdida, mas ao mesmo tempo tentando se encontrar. À parte mudanças externas e algumas internas, ainda acho Luce instável e pouco madura. Como assim ela ignora o aviso de "ei, não se meta em perigo" do cara que a ama e que, a despeito de não lhe contar um monte de coisas, sem dúvida a quer segura, e que, bem, é um anjo. Por favor, mesmo estando com raiva de Daniel, é bem estúpido se arriscar como ela fez. Claro que não a culpo sobre o negócio dos Anunciadores, eu também ficaria curiosa para saber mais sobre eles, mas Luce é realmente imprudente.
Sobre Daniel, ele foi mesmo meio irritante nesse livro. Fala que vai ficar longe, mas fica indo vê-la, e então simplesmente vai embora, sem dar qualquer das respostas que Luce precisa. É claro que podia-se esperar que Luce fosse se revoltar um pouco.

O surgimento de um novo triângulo amoroso foi surpresa para mim. Eu achava o bastante (e bem melhor) o trio Daniel-Luce-Cam. Miles, o novo personagem, é encantador, não entendam mal, e é claro que não dá mesmo para achar ruim de Luce se sentir um pouco dividida. Afinal, Daniel é um mistério, sua história com ele é um mistério, algo incerto e que em muitas vezes se mostrou perigoso. Eu apenas queria mais de Cam (como vejo que muita gente queria. Ele sempre foi um de meus personagens preferidos - se não o preferido). Acho que sua ausência fez muita falta.

Em Tormenta temos alguns novos personagens, que não acrescentam grande coisa; um pouco de enrolação (são 18 dias descritos em 390 páginas, com somente algumas cenas realmente relevantes); bastante perguntas não respondidas, o que, para mim, foi o pior do livro (nós o lemos à procura das tantas respostas que não vieram em Fallen, certo?). Quero dizer, quase nada foi respondido, só foram jogadas mais dúvidas que continuam fazendo você se perguntar por que diabos a Luce sempre morre, por que querem matá-la, o que o amor dela e Daniel tem de tão importante para o mundo e, agora, alguns novos questionamentos, a respeito de Daniel, os objetivos dos anjos caídos e a tal da trégua.

Achei legal conhecermos mais sobre os Anunciadores (as terríveis sombras que atormentaram Luce desde sempre), um pouquinhozinho assim de algumas vidas passadas dela e e o retorno "the flash" de alguns dos personagens da Sword & Cross. Acho que podia ter tido MUITO mais desses elementos. O livro teria sido 100% mais interessante.

Não estou dizendo que foi ruim. Eu curti a leitura. Lauren Kate escreve muito bem, nos instiga a continuar lendo e nos faz imaginar o que está por trás dessa história intrigante. Continuo lendo a série Fallen porque achei muito interessante isso do Daniel e da Luce e como esse ciclo anormal afeta o mundo - mais do que a temática anjos em si. Estou supercuriosa para saber os segredos escondidos nessa história. Porém torço para que em Passion tenhamos algumas RESPOSTAS. Porque se formos enrolados mais, aí vou me irritar com essa série.

O problema que vejo hoje em dia, principalmente do que se refere aos young adults, é que muitas vezes são feitas séries de livros que poderiam ter sido resolvidos em um único volume. Adoro séries, não estou dizendo que isso é ruim, o ruim é prolongar e embromar para uma história durar mais e vender mais livros.
O que gosto nas séries é podermos acompanhar aqueles personagens que nos cativaram, em outras situações, lugares, aventuras, numa trajetória que continua algo meio mal acabado nos anterirores. Enquanto esse é o objetivo, ótimo, continuo lendo, o problema é quando não se tem mais assunto, ou isso só é adiado para outros volumes ou prolongado sem nenhum objetivo no que se refere ao andamento da narrativa.

É isso. Espero que gostem de Tormenta, acho que vale à pena ler para quem já leu Fallen, e agora é esperar para que essa não seja uma série do tipo "estica pra vender mais" e sim que todo esse suspense seja para que os próximos volumes sejam sensacionais.

PS: Essa é a capa mais linda que eu já vi!

7 comentários:

  1. Ainda quero ler essa série de livros então spoiler to correndo =P rsrsr
    passando aki só pra não perder o costume
    e já chego pedindo,sou folgada mesmo...to sentindo saudade de um top 5 fica a dica kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Eu vou ler esse livro porque tem muita gente falando bem dele, e eu não odiei Fallen como muiitas pessoas por aí, mas não sei se vou compra-lo.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ana!
    Vi resenhas bem contraditórias a respeito desta série que acabou por não me interessar muito pela leitura. Muitos curtem outros não, e por enquanto não entrou para a lista de desejados.
    Quem sabe algum dia? hehehe
    Mesmo assim, adorei a sua resenha!!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  4. Vi resenhas boas e ruins desse livro, mas eu realmente gostei de Fallen e acho que vou curtir Tormenta. Adorei a sua resenha, ficou bacana (:

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  5. More, tá tendo promoção de Um Amor Para Recordar lá no blog, participa, quem sabe você não ganha *--*
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  6. ei Anna, eu também gostei de Tormenta, mas não achei maravilhosa, fiquei irritada com algumas coisas. Espero que o terceiro me agrade mais. =/

    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, vim conhecer seu blog, e retribuir a visita no meu.
    Legal saber que é escritora! Gosto demais de conversar com vocês!

    Quanto a Tormenta, estou lendo, mas não consegui sair dos primeiros capítulos, é bem diferente de Fallen mesmo, agora com sua resenha me empolguei mais para continuar a leitura.

    bjus
    Dri

    ResponderExcluir