segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Filme: Orgulho & Preconceito

Inglaterra, século 18. A jovem Elizabeth Bennet sabia que chegaria em breve a hora de se casar. Morando com os pais e as quatro irmãs, todas à procura de bons partidos – sobretudo aqueles que pudessem lhes garantir fortuna e prestígio social –, Elizabeth frequenta os eventos da sociedade, e num deles conhece Sr. Darcy, amigo de Sr. Blingley (homem rico que pretende casar-se com sua irmã mais velha).
Sr. Darcy mostra-se rapidamente um homem desagradável e orgulhoso. Porém Elizabeth precisará rever seus próprios julgamentos e tomar decisões importantes para decidir onde está a verdade e, sobretudo, onde está seu coração.
(Resumo feito por mim)

Orgulho & Preconceito é um filme encantador, recheado de romantismo e cenários maravilhosos. Leve e gostoso, te deixa com uma sensação boa quando acaba. Ele faz transportar para aquela época tão cheia de formalidades, requintes e casamentos por conveniência. Nos faz ver que mesmo em meio a tudo isso o amor verdadeiro pode florescer, e ele pode ser muito, muito bonito.

Para quem não viu o filme e tem vontade de ver sem saber de nada antecipadamente (especialmente o fim), não leia o que se segue. É só que preciso comentar...

Sabe aquele sempre tão esperado beijo no final? Pois é, ele não acontece. E sabe de uma coisa? Não faz nenhuma falta. Juro. Não que o amor de Elizabeth e Sr. Darcy não seja desejado de se concretizar - não, longe disso! Mas é que a cena final é tão, mas tão linda, e o momento é tão romântico e sublime, e as declarações, o diálogo, são todos tão perfeitos que dispensam qualquer toque de lábios. A imagem dos dois, num campo belíssimo ao amanhecer, com o sol nascendo atrás deles, enquanto estão com as mãos unidas e as testas encostadas é tão perfeito e romântico que não é preciso beijo nenhum para que possamos ver o amor entre os dois.
Esse talvez tenha sido um dos motivos para eu ter gostado tanto do filme. A suavidade, algo que não vemos hoje em dia, mesmo no cinema. Cada toque entre Elizabeth e Sr. Darcy é marcante, importante, mesmo quando ele só pega a mão dela para ajudá-la a subir na carruagem. Esses pequenos gestos, olhares, palavras, ações... vão provando a cada dia os sentimentos que têm.
Acho que nossa sociedade, apesar de toda a suposta “evolução” ainda precisa aprender muito com os tempos passados. Embora houvesse toda a coisa da união por conveniência, como disse antes, naquela época sabia-se cortejar uma dama, e um casal não tinha pressa em chegar, mas ia aos poucos, aproveitando cada instante, cada pequeno olhar, cada toque.

A nota para o filme? 10, é claro. Nossa querida Jane Austen foi bem honrada com uma maravilhosa adaptação.

2 comentários:

  1. Ótima resenha! Também dou nota 10 pro filme... é simplesmente divino. beijos e obrigada pela visita. volte sempre!

    ResponderExcluir
  2. Amo esse livro e adorei o filme. Achei que o roteiro foi bem fiel ao livro, inclusive pelo fato de não ter o tal beijo.

    teh


    http://misscarbono.blogspot.com/

    ResponderExcluir