terça-feira, 16 de agosto de 2011

Livro: Lerulian - Dan Albuk

Hoje estou aqui para falar de um livro nacional. Trata-se do primeiro volume da série Lerulian, de Dan Albuk

Sinopse: A história de Lerulian ocorre em um tempo e espaço imaginário, um lugar inspirado no Planeta Terra e habitado por milhares de criaturas fantásticas.
O livro narra o conflito do jovem ferreiro Vaan Sorg, que do dia para a noite é obrigado a sair da Cidade dos Homens a mando do Rei Ulgul Aisen e encontrar, na Cidade de Gravelt, um rapaz chamado Axel Amagog. Ao longo do caminho o rapaz encontra o mercenário exilado Rus Kaisir, que cumprindo ordens do Rei lhe entrega um pacote secreto que não deveria ser aberto por nenhum motivo até chegarem em Gravelt.
Em pouco tempo, Sorg descobre que é uma peça essencial de um quebra-cabeça gigantesco, e nada é o que parece ser. É iniciada uma mortal corrida contra o tempo, onde uma espada decidirá quem irá ganhar ou perder. Alianças são formadas, cidades são destruidas e amizades são construídas ao longo do tempo.
Em breve uma guerra estourará, e uma épica luta por poder, vingança e liberdade começará a a ser travada pela província de Ilen-Hol.

"A Queda da Cidade dos Homens" foi lançado pela Novo Século, pelo selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, e já está dando o que falar na Internet. E por que não? O livro tem tudo o que se espera de uma boa aventura medieval à la Tolkien: muita ação, perigos, seres fantásticos, magia (branca e negra), romance e, claro, uma peça poderosa que é a chave do conflito central. 

Esta é uma espada que leva o nome do livro (Lerulian), uma arma forjada pelos deuses para que Fal-Hal, o grande criador, pudesse presentear seu primogênito. Mas Val-Grahn, o primeiro filho, sucumbiu ao poder da espada, e esta foi partida em dois pedaços, que sumiram com o passar do tempo. Séculos depois, os homens acham uma das metades, mas a outra cai em mãos erradas.

O escolhido para levar a espada a um lugar seguro, o Templo dos Escolários, é Vaan Sorg, um jovem ferreiro, morador da Cidade dos Homens, que vê sua vida mudar quando acontecimentos estranhos, como o sumiço repentino de seus familiares e o surto violento de sua vizinha misteriosa, o obrigam a fugir e encontrar o Rei. Este logo lhe explica a tarefa que Sorg terá de cumprir, e em seu caminho, o rapaz vai encontrando pessoas que lhe ajudarão nessa jornada perigosa, cheia de desafios, alegrias, dores e companheirismo.

Tive meu primeiro contato com o livro quando tive meu primeiro contato com o Dan Albuk! rs
Dia 3 de julho, um domingo à tarde, houve um evento na Livraria Cultura de Brasília, chamado Fantasia na Cultura, em que compareceram o Jurassicast (eles fazem um podcast na internet. Confiram o site deles! www.jurassicast.com.br ), o Dan e a Vivianne Fair (queria ter falado com ela, mas ela teve que ir embora mais cedo...). Foi bem legal, um bate-papo em que foram apontados e discutidos com muito humor alguns livros e filmes de tema Fantasia. No final, comprei Lerulian e peguei um autógrafo do Dan. Então fui ler o livro, com ótimas expectativas e muito curiosa para conhecer mais um título desse gênero que eu adoro. 

Devorei rapidinho. A narrativa é bem fluida e te permite imaginar tudo detalhadamente mas sem ser exaustivo. Porque o problema com alguns livros dessa temática, como o próprio Senhor dos Aneis e Eragon, por exemplo, é o excesso de detalhes que vão tirando todo o seu pique para prosseguir na história. Aqui em Lerulian não temos esse problema, tudo acontece num ritmo ideal, as dificuldades deles durante a viagem parecem bem convincentes, há realmente sangue e cabeças rolando e ao mesmo tempo temos momentos suaves de um romance doce. Simpatizei bastante com os personagens, gostei muito do Rus e seus comentários espirituosos, do aprendiz de feiticeiro Axel (ele me lembrou o Presto, de Caverna do Dragão, com o seu chapéu), gostei  também da Hélora, a garota bonita (mas não indefesa) e do próprio Sorg. É um protagonista "real", se é que entendem; ele não é frouxo nem megacorajoso. Ele faz o melhor que pode com o que tem; gosto disso.

Enfim, só o que posso dizer mais é: se você curte literatura fantástica, leia Lerulian! Eu recomendo.

Ah, e se quiserem conferir o evento, veja mais AQUI.

Lerulian e Dan estão no Twitter: @Lerulian e @Dan_Albuk
E visitem o site oficial do livro: www.lerulian.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário